Fidesco

Fundada em 1981, pela Comunidade Emanuel, após um encontro, no Vaticano, com Bispos africanos, a FIDESCO é o ramo missionário da Comunidade Emanuel e é simultaneamente, uma ONG de solidariedade internacional que envia voluntários, prioritariamente, para os países do sul, colocando as suas competências profissionais, ao serviço de projectos de desenvolvimento, de ajuda às populações locais ou de acções humanitárias.

Os voluntários que partem com a FIDESCO são celibatários, recém-casados, casais ou família com crianças, são jovens, adultos ou reformados, que desejam, em nome da sua fé, trabalhar para os mais desprotegidos. Daí o nome FIDES – CO, fé e cooperação.

Eles colocam-se ao serviço da Igreja Católica local, respondendo a uma necessidade e a um pedido. Trabalham para o bem de populações desfavorecidas, sem distinção de religião, de etnia ou de cultura, em domínios muito diversos: educação, ensino, saúde, gestão, construção… e em estabelecimentos muito variados: dispensários, centros para refugiados, centros de acolhimento para crianças da rua, etc.

A FIDESCO rodeia-se de uma rede de especialista (médicos, economistas, agrónomos, antigos cooperantes, entidades locais) para estudar os projectos e assegurar o seu acompanhamento técnico.

Ser voluntário FIDESCO é aceitar trabalhar sob a responsabilidade de empregadores locais no quadro de um projecto de desenvolvimento

Ser voluntário FIDESCO é aceitar formar-se e partir por um período de 1 a 2 anos, para melhor compreender o país e os seus habitantes, e trabalhar numa missão que dê realmente frutos

Ser voluntário FIDESCO é dar prioridade à missão e portanto organizar a sua vida no terreno no sentido da maior disponibilidade para o serviço dos pobres.

A FIDESCO é uma escola de vida.

Em 2009, 108 voluntários partiram com a FIDESCO, para os 4 cantos do mundo. São holandeses, alemães, austríacos, húngaros, polacos, brasileiros, portugueses, franceses…

E, hoje ainda, ressoam as palavras do Bispo de Nazaré aos voluntários que partiram em 2002: “Vai, torna os outros felizes e conhecerás a alegria!

Descobrir o site