Canto, Música e Liturgia

Na Comunidade Emanuel, este serviço pretende :

  • Formar as pessoas, através da música e do canto, para uma digna participação na Liturgia.
  • Animar as celebrações litúrgicas com alegria, simplicidade e competência segundo o espírito do Concílio Vaticano II
  • Através da letra dos cânticos ajudar a enraizar a oração na Escritura e na Tradição da Igreja.
  • Facilitar o encontro com Deus através da música e do canto

No início, os membros da Comunidade Emanuel apoiaram-se no repertório do Renovamento Carismático para o Louvor e do padre dominicano André Gouzes para a Liturgia.

Depois, centenas de cânticos foram compostos por diversos compositores,frequentemente membros da Comunidade, de diferentes países, incluindo de Portugal.

Foi particularmente a partir de 1975, que vários membros da Comunidade sentiram o apelo a compor cânticos, como forma de exprimir a alegria de acreditar, num estilo próprio da Comunidade.

Assim nasceu o repertório do livro de cânticos « Il est vivant» (em Portugal, « Ele está vivo »), a partir do qual estes cânticos se difundiram largamente pelas paróquias.

Este repertório, ao existir em várias línguas, pretende ser um caminho de comunhão entre culturas para o anúncio do Evangelho.

Canto, Música e Liturgia é pois uma missão da Comunidade Emanuel em que, como dissemos, é dado um lugar importante à Formação (em escolas de missão, formações locais) e à Animação Litúrgica (em sessões internacionais