A Comunidade

A Comunidade Emanuel nasceu em Paris a partir de um grupo de oração do Renovamento Carismático Católico, fundado em 1972 por Pierre Goursat e Martine Laffitte-Catta.
Implantada em mais de 70 países dos cinco continentes, a Comunidade conta hoje com quase 10000 membros, de todos os estados de vida, entre os quais 230 padres, uma centena de seminaristas, vários bispos, 200 homens e mulheres consagrados no celibato. A Comunidade anima 70 paróquias e numerosas iniciativas apostólicas no mundo.

Juntos, na complementaridade de estados de vida, os membros da Comunidade esforçam-se por responder ao apelo de Deus: servir e anunciar Cristo no mundo contemporâneo. Como dizem os Estatutos da Comunidade:
A graça profunda da Comunidade vem da Adoração Eucarística de Deus realmente presente no meio de nós: EMANUEL. Desta Adoração nasce a Compaixão por todos os homens que morrem de fome material e espiritual. Desta Compaixão nasce a sede de evangelizar no mundo inteiro, particularmente os mais pobres.
Estas 3 graças de Adoração, Compaixão e Evangelização são constitutivas do Carisma da COMUNIDADE EMANUEL.
Assim, os membros da Comunidade desejam viver num espírito de adoração, de compaixão e de evangelização, a realidade do Emanuel «Deus connosco na vida quotidiana».

Para os membros da Comunidade, a evangelização comporta diferentes aspectos, mas, em todos os casos, é orientada para os que não conhecem Cristo ou dele se afastaram.

Manifesta-se, antes de mais, por acções individuais nos círculos de vida de cada um: família, amigos, trabalho… Cada membro da Comunidade evangeliza onde vive…

  • Exprime-se pelo empenhamento individual dos membros em actividades da Igreja local ou universal…
  • Comporta a participação em actividades apostólicas nascidas na Comunidade em resposta a novas situações sociais, económicas, políticas, culturais: por ex. o “amor e verdade” é orientado para a evangelização das Famílias; a “presença e testemunho” para a evangelização das pessoas na vida activa; as “escolas de evangelização”, “fóruns de jovens”, etc., visam a evangelização dos jovens; a fidesco, ramo missionário da Comunidade, orientada para a “Missão Ad Gentes”, forma e envia missionários; etc.
  • Encarna-se, ainda, nas missões confiadas explicitamente pela Igreja à Comunidade.